03/10/2008

Réquiem dos Criticos




Antes de qualquer coisa, BEM VINDOS A PRIMAVERA!
Céu vermelho, tardes paradas, lá vem Novembro!

Dizem por ai que "Ensaio Sobre a Cegueira" não é bom, como diria Guimarães Rosa, "Pão ou pães é questão de opiniães."
Só é pobre dizer que Fernando Meirelles esta se perdendo, ou a frase invejosa, "Ele não é tão bom assim."

Critica é um mundo paralelo a arte, como uma rua que a acompanha, mas nunca se cruzam, Meirelles é brasileiro e vai muito além das fronteiras do país por sua capacidade, pessoalmente a estação adorou o filme, mas não é para isso esta postagem.

O 'maior' critico de cinema do Brasil, está chegando na casa dos 30 mil filmes, e lançando um livro sobre erros nos filmes, citou o recente "Maria Antonieta", acusando a aparição de um tênis "All Star" no guarda roupas da rainha francesa de 1978.
Não havia essa marca ainda.
E nem as músicas do New Order ou dos Strokes.

Adoro alto-ego, arrogância, mas de quem faz, não de quem analisa.



Deve estar se perguntando. Sim, eu sei que o que faço aqui na estação é também crítica, amadora e não remunerada, sim faço, então a crítica vai a mim também.
E não é bem uma crítica as críticas, e sim as idiotices.
"Dig Out Your Soul", o novo álbum do Oasis, não vou comentar agora sobre ele, fica para outra hora. Já li mais de dez resenhas e críticas sobre o álbum, com opiniões diversas, mas é uma morte crítica ler o velho chavão "nada de novo".
E se essa não for a proposta da banda, é bom propor algo de novo com um álbum, mas e ai, e se essa não for a proposta, se todas as bandas fizerem isso, o novo logo acaba, e o diferente seria continuar.
Mas ai vem "Não se faz mais Live Forever", mas e os Beatles, eles faziam I Wanna Hold Your Hand em 1969.
Se mudar, perdeu a magia, se não mudar, não sai da mesmice.

E o Paulo Coelho?

Ai talvez o grande exemplo da crítica conservadora e imbecil, ai principalmente adentrando no mundo da critica literária nacional.
Eu, pessoalmente não gosto de nada que ele escreve, acho até bem ruim.

Mas até então, lembra a história do pão?
O cara é o escritor brasileiro mais lido no mundo, o escritor mais lido na França, vende que nem água, vive do que gosta, é rico fazendo o que sabe, passa por ano em mais de dez paises ao qual tem casas.
Critique sim o obra dele, mas ele não é um grande escritor?
O que há de errado com o cara?
Aqui bem baixinho, eu não gosto do que ele escreve, mas ele é foda!

O critico critíca, ganha x para isso, o cara faz, ganha x elevado a 10 para isso, se o crítico é tão bom, que sabe todos os elementos certos para a obra e todos os momentos que o cara escorregou, por que ele não faz e ganha muito mais por isso?
Dei alguns exemplos e poderia dar mais mil, um em cada mundo da crítica, mas fica aqui uma triste canção para a o mundo morto da crítica, eu acho que ela vale quando é para saber a opinião de quem escreveu, quando se torna um manual, tá tudo errado!

Essa é bem pessoal:

Se o Antônio Cândido é tão bom, por que ele nunca escreveu nada que não fosse análise e ensimentos?

Talvez ele queira ficar no anonimato né?


RáRáRáRáRáRáRáRáRáRáRá!

Nenhum comentário: