24/05/2006

Entre Livros e Filmes


Sobre o livro e o filme "O Código Da Vinci"

Duas semanas antes da estréia mundial do tão aguardado "O Código Da Vinci" eu jamais tinha tido vontade de ler o livro, mas isso duas semanas antes.
Nessas duas semanas eu o li. Incansável em uma corrida contra o tempo. Será que vai dar para ler antes da estréia?
Mal sabia eu o quão fácil seria!
Vou dividir este post em duas partes, primeiro eu vou falar do livro e depois da adaptação para as telonas.
O livro é fácil. Muito fácil de ler, como já disse aqui não esperava algo tão corrido, 475 páginas exprimem um tempo de menos de 18 horas, façamos uma nova medida, páginas por hora e vemos que são 26,3 páginas para cada hora da história.
Mas vamos largar essa loucura de física de lado.
Eu gostei do livro, entreterimanto garantido em cada linha, ritmo frenético em cima de uma história polêmica, apesar de ter gostadso do livro tenho de adimitir se não fosse as raizes polêmicas seria um mero bom romance policial.
E não me venham falar de literatura em si. Dan Brown em sua obra foi um ótimo contador de histórias, não vamos por seu livro e compara-lo a nosso herói Werther. Cada qual com seu o quê. Não vamos comparar "Trainspotting" com "King Kong". Primeiro vamos ver o que queremos ler e depois nós lemos.
Mas ignorando essa coisa toda o resultado final do livro é muito bom, e os fatos idéias que realmente existem citados nele são interessantissimos, vale a pena mais do que ler o livro ir atrás das verdades e ficções dessas coisas não provadas e por isso renegadas. Mas convenhamos, o outro também não ém provado.
Agora vamos ao filme, na minha opinião uma adaptação do livro seria muito fácil de se fazer, já que o livro mais parece um roteiro de cinema, tudo pontual e muito rápido.
Mas nem sendo fácil conseguiram o fazer bem.
É um filme chato, robótico, sem climax, roubaram o "descubra você" do livro e os personagens explicavam as coisas como que para o telespectador, como robôs semsentimento e conteudo algum.
Pontos fortes do livro foram engolidos, deu-se valor a piadinhas grotescas ao invéz das charadas do livro, coisas explicadas como que cuspidas na cabeça de quem o vê, sentimentos excluidos, monotóno, sem vida, troquemos Jesus por um faráo qualquer e a massa não teria interesse nenhum. Pegar a teoria da Madalena ser casada com Jesus foi a maior propaganda e a melhor coisa do filme.
Fora a atuação horrivel de Thom Decadente Hanks e da nossa eterna Amelie Poulain que não honrou em nada o crédito daquele filme maravilhoso. Fica aqui então algo sobre a onda Da Vinci, já era de se esperar ao ver nomes blocks com Hanks e Jean Reno no elenco, é a eterna buca de mais publico já não bastasse o tema super polêmico, sintetizando, bom livro, péssimo filme.
É um fato, que saudades do mestre Kubrick, e as palavras venceram as imagens.

7 comentários:

Anônimo disse...

vc é foda...puta poder d influienciação do caralho heim..eu até tinha gostado do filme mas depois do q li pensei e vi q é verdade,,,ele realmente nao é bom


Lucy

Anônimo disse...

vc é foda...puta poder d influienciação do caralho heim..eu até tinha gostado do filme mas depois do q li pensei e vi q é verdade,,,ele realmente nao é bom


Lucy

Anônimo disse...

Poutzzz


tava moh afim d ver o filme..karak...o livro pra mim foi otimo...mas c o filme foi como deskreveu...vc jah fez minha kbca pra n assistir...rsss

vc tem o dom d mudar a vontade alheia...

otimo comentario...

bjuss

Anônimo disse...

Não li o livro mas acho q se eu tivesse lido minha sensação de insatisfação com o filme teria sido pior...Sabe quando algo fica a desejar mas vc naum sabe o que é?
Foi bem isso, vc descreveu o que eu naum consegui descrever pra mim mesma...q bosta...Pelo menos agora eu sei de onde vinha o vacuo...rs...Ainda assim naum tirei uma grande conclusão do filme...Só sei que religião é algo muito complicado de se discutir...seja ela qual for...E que ela pode ser um puta instrumento de manipulação...Novidade né?! Me diga o que é o homem naum consegue estragar? Cria coisas, depois destrói coisas, e ai cria outras coisas...depois num sabe pq perde a fé...Aff quanta abobrinha...outro dia comento algo decente...digno de ser comentado por aqui...
Até mais
Kiss

Anônimo disse...

Falando sobre o Filme....

Bom eu não li o livro, intão naum posso dizer qal eh melhor ou naum...
Garanto uma coisa qalqer um q naum leu o livro e for assistir o filme vai achar no minmo bom, se tiver um minimo bom gosto para filmes.. O filme tem seu lado de suspense sim (pode naum ser como no livro), todos q assistiram q naum leram o livro q conheço adoraram o filme. Falar q Tom Amazing Hanks é decadente é o cumulo do Ridiculo³, recordista mundial de bilheteria em seus filmes , indicado à 5 Oscars de melhor Ator, vencendo 2 (Forrest Gump e Philadelphia) e injustiçado por perder em Naugrafo e esta no TOP 30 dos atores de Cinema de todos os Tempos (fonte: American Institute Film AIF)...galera sinto muito mais essa colocação do nosso Fantastico LeloDarko foi infeliz, sua atuação no filme foi boa, ta certo seu penteado nada moderno e naum vamos comparar com Forrest Gump,Naufrago e Philadelphia.

Bom voltei por algum tempo, naum sei até qando mas voltei, e muito bom saber q Lucy e Stranger continuam dixando seus comentários aki....

Anônimo disse...

Serei breve, o livro é excelente, e fui no cinema pensando em ver um filme excelente, motivo pelo fato de o proprio livro parecer um roteiro de cinema (como disse o lelo), porém todo o suspense, as surpresas sao tiradas do publico, fazendo a historia perder toda a sua empolgação, mesmo assim resta a polemica, os obras historicas, as locacoes e as interpretacoes de Paul Bettany (como Silas), muito bom e o excelente Sir Teabing pelo Sir Ian McKeleen... no final das contas apenas um filme bom!!!

Anônimo disse...

Olá td bem?

Uma pessoa (depois te conto) me passou seu blog pq tbm sou muito fã de oasis... Te vi uma vez no local de trabalho, pensei em conversar contigo pra trocar informações sobre a banda, mas não te vi mais...

Não sei se vai se lembrar de mim, qualquer duvida me add: ly_rocks@hotmail.com

Se cuida.
Beijos