03/01/2006

Long Live Rock'n Roll Part 1 - Anos 50,60 e 70.


E já se foi meia década, por mais incrivel que possa parecer estamos na segunda metade da primeira década do terceiro milênio, e parece que ontem olhavamos paea o ano 2000 com um ar futurista, caótico, robótico, mas olhe, já estamos aqui.
E como o Rock'nRoll olhava pra isso? Como se olhava para ele antes do ano 2000, lembra que ao nascer em meados da década de 1950 o Rock'nRoll era visto como um ritmo passageiro, modismo juvenil que confrontava jovens e adultos, mas como vemos nem tudo que parece ser realmente é.
Nós britânicos vimos o Rock'nRoll nascer do outro lado do oceâno sendo responsável por por confrontos etários e uniões raciais, trazendo brancos para ouvir o que era chamado de música negra, é ele então de berço americano, o que não impede a terra da rainha de ser a "grande" desse estilo.
Temos exemplo vivo, o futebol, esporte que nasceu em terras britânicas mas que tem seus maiores nomes no brasil.
E assim é esse estilo, recite a história do rock e verá que esta na Inglaterra seus grandes auges.
Juntando esse assunto ao assunto da década, a 1º década Rock-n Roll é norte-americana, dançante e bêbada, usava jaqueta, topete, era negra, era até então uma onda, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, Elvis Presley, todos americanos, está bem meus caros colonizados Iankes, a primeira década é de vocês.
Mas ai veio a segunda década, os anos sessenta, ai a onda virou febre mundial, ai nós britânicos somos apresentados a esse estilo, a maior revolução da história do rock, a revolução britânica, a invasão inglesa, cabelos idênticos, yeah yeah yeah, gritos e muita diversão na voz do maior fenomeno da história do Rock'nRoll, os Beatles lideraram a invasão Inglesa, eram o carro chefe de uma frota que ainda vinha com Rolling Stones, The Who, Kinks, Animals, os criadores do rock se renderam nessa década de expansão e imortalização do estilo.
Ai vem a década de setenta, os Beatles já não existiam como banda, viraram hippies, pacificadores, algo tinha de acontecer.
E aconteceu muita coisa na década de setenta, década que pra mim esta longe de ser a melhor mas é sem duvida a com mais alternativas, o rock foi criando cada vez mais braços e vinha da Inglaterra o Led Zeppelin e toda safra ligada ao hardrock e metal, dedos rápidos que nem sempre significavam qualidade musical, veio também de lá a genialidade progressiva cult do Pink Floyd, lá ainda vivam e bem os Stones e na segunda metade da década, lá mesmo na terra da rainha nascia o Punk do Clash e dos Sex Pistols, tá bem que veio da américa o maior nome do movimento, os Ramones.
Então ser rocker era ser metaleiro, progressivo, punk, existiam varias maneiras, e era a 3º década de rock'nroll, que realmente viera a trinta anos atrás para ficar.
No fim dos anos setenta a Inglaterra era punk, a guerra fria aflorava o sentimento politico e nacionalista ou anti-nacionalista dos jovens, a juventude queria se revoltar, e aquilo era como uma noitada drogada, uma hora a noite iria acabare ai teriam de acordar no outro dia.

16 comentários:

Anônimo disse...

Hahaha 1ª Critica do ano

Como pode esqcer do maior guitarrista da história do Rock'n Roll.... Lord Jimi Hendrix...aonde os solos criaram vida...ninguem pode se igualar a ele no quesito guitarra...talvez mais tardes seus maiores discipulos Steve Vai, Joe Satriani,Erick Johnson,Angus Young,Randy Rhoads, Adrian Smith, Zakk Wylde e mais alguns q me esqci chegariam perto dele....
Em 1968 nasceu a maior banda do mundo(tbm britanica) de todos os tempos em minha opinião ...naum sei como vc se esqceu dela .. O Black Sabbath trouxe o metal (seja satanico ou não)para o mundo ... o q serai do Metal se não existisse Mr. Ozzy Osbourne (Prince of Darkness)... Influencias pra qalqer banda de Metal e assim como os Beatles são influencia pra qalqer banda de rock....
Esqceu meu amigo da maiora bnda de HArd Rock q ja existiu no planeta...O AC/DC lançou seu primeiro album em 1975 (High Voltage) dai foram soh classicos do Hard Rock ...Highway the Hell virou um hino ....mas nosso Bon Scott morreu em 1980...deixando muita saudade , masi depois veio Brian Johnson mais ess a fika pra segunda parte da materia.....
Led Zeppelin considerado por quase todos a banda mais completa do cenário do Rock'n Roll.... Jimmy Page(um dos melhroes guitarras de todos os tempos),Robert Plant(voz imcopiavel),John PAul Jones(harmonia perfeita e o melhor baixista de sua geração)e Bohan tbm conhecido como Bonzo (o melhor baterista de todos os tempos do rock'n roll)mestre-rei-unico- o Jimmi Hendrix-O Pelé-Michael Jordan-O Deus da bateria..mas á alguns q ousam dizer q K.Moon foi melhor(isso é piada pra meus ouvidos) não q ele fosse ruim e sim ele foi fantastico mas nada a se comparar com ao mestre...
O Pink Floyd talvez a unica banda alternativa q gosto
Sobre punk Sex Pistols é a unica q levo a serio dessa epoca e o Ramones ate respeito mas naum gosto, agora o CLash conheço pouko mas o q conheço acho um lixo(minha opinião)....

Anônimo disse...

aheuheauhuea comecou bem o ano... vou criticar 3 pontos:
1. Como diria Silvio Santos: "Uma salva de palmas para o Lelo"... cara que texto incrivel, se eu naum te conhecesse diria q vc copiou de algum lugar... vc vai longe, futuro jornalista.
2. Concordo em genero, numero em grau... com o Lelo. Quem me conhece sabe que eu naum sou um adorador do rock desta epoca (50, 60 e 70)... mas esta la, tudo corretissimo, anos 50 pertence os "American Idiots" (desculpem, to viciado em Green Day), os anos 60 é Inglaterra na certa (Beatles e Stones sao os 2 maiores fenomenos do rock ate hoje, naum na minha opiniao, mas em termos de popularidade), os anos 70 serviu de berco para o que viria depois, o grande rio chamado Rock n'Roll criando uma pancada de afluentes... na verdade, da pra contar no dedo o que consigo escutar dessa epoca, mas isso naum vem ao caso, o que importa é que a semente foi plantada, e a partir dos anos 80 o negocio comecou a ficar legal, isso é a minha opiniao, nao vale muito para os outros, mas pra mim é a minha verdade.
3. Meu amigo Gabriel, Hendrix pra mim é um viciado que fazia uma porrada de solo chato, igualzinho ao Santana (deviam ser vizinhos e um tentava irritar mais ainda o outro, pq eles disputavam o amor da horripilante Janis "Drag" Joplin, isso daria o roteiro de um filme B), O Sir Ozzy naum passa de um otimo comediante, a melhor coisa que ele fez foi virar funcionario da MTV americana e ter o seu reality show. O ACEDECE é legal, mas calma ae, ignorar o Ramones e o Clash... se naum fosse essas duas nao existiria muita coisa que tenho certeza que o lelo vai comentar na proxima materia (anos 80, 90 e 2000), inclusive o seu adorado Nirvana e o meu inigualavel Pearl Jam... It's Evolution Baby...

Anônimo disse...

Respondendo

1. Clash e Ramones são importantes sim, isso eu sei...Mas pra mim não fazem falta...são muito importantes esses 2 + Sex Pistols trouxeram o Grunge nos anos 90
2. Hendrix é um Deus..Viciado sim mas tbm gênio..Seus solos de guitarras são Rock'n Roll de primeira linha...como Elvis e Beatles todos sabem q Jimi Hendrix significa Rock'n Roll e é um mito nesse nosso cenário...Sobre Santana não gosto de suas musicas e seus solos são chatosmesmo..mas é muito bom guitarrista, poderia fazer som melhor...mas nunca o compare a Jimi Hendrix
3. Janis Joplin, essa foi e será a mulher mais importante do Rock'n Roll...ou vai me dizer q Alanis Morissete,Avril Lavigne,A vocal do Cranberries ou qalqer outra é melhor...não tente discutir esta qestão pq não há coerencia em compara-la a outra
4.Para Chico ele é simpático, engraçado, xarope, meio defunto já...mas é Lord Ozzy Osbourne...a unica parte ridicula de sua vida foi fazer esse "Reality Trash Show"... Mas com certeza ele é o cara do Metal... Não tem como negar q ele é o mais influente cara do melhor estilo de Rock'n Roll - Heavy Metal - ...Bom uma de nossas bandas favoritas o SOAD se baseou primeiramente no Black Sabbath...os lideres do SOAD(Daron e Serj)são fãas assumidos de Ozzy e Toni Iommi
5. Anos 80 vou comentar qando o Lelo postar

Where's Lucy???
Come Out Come Out Whatever you are

Anônimo disse...

Ainda aposto que na minha teoria, o Hendrix e o Santana usavam as suas guitarras para fazer o mal, um ao outro, tudo por causa da Drags Joplin... Alanis é a mina, ela tem atitude... eh so ouvir You Oughta Know... ja Evil Lavigne eh do mal... eu acho que ela é a filha da Drags Joplin, so naum da pra saber quem eh o pai... talvez seja fruto de uma pulada de cerca com o Lezzado Osbourne... Mas concordo... como disse anteriormente tudo é uma evolucao... e o new (ou nu) metal evoluiu do Ozzy e sua banda... entaum tenho de confessar que bandas como SOAD, Korn e Linkin (naum precisa chingar ta... eu sei q vcs odeiam) evoluiram dai...

Anônimo disse...

1.pq vc diz q SOAD é New Fuckin' Shit Metal?
2.Ha uma grande diferença entre Nu e New Metal
3. Ousadia demais citar o nome dessa bandinha de New Metal no mesmo paragrafo de Mr. Ozzy Osbourne
4. Sobre Janis ja disse nem adianta comparar , pois naum existe criterio de Alanis Fuck Morissete sufiente para compara-la a Janis Joplin..´. é igual comprarmos a nossa Rainha Elizabeth à Luiza Erundina..intaum nao critique
5. Se os carinhas do Fuckin Park se espelharam no Metal ...intaum eles não sabem fazer porra nehuma direito...pq se for fazer akilo q eles fazem ...eu faço igual no banheiro cagando..(desculpe baixei o nivel, mas nao da pra ler alguem falr mal do Ozzy)

Anônimo disse...

6. e desde qndo Fuckin Park evoluiu???

Anônimo disse...

Olha o Thube perdendo a razao!!! aheuheauhaeuea... como diz o velho ditado: "o primeiro a dar um soco na mesa é o primeiro a perder a razao", vale citar a recente historia de marcelo camelo vs chorao... Mas bem, so vou dizer o seguinte: Fuck = Foda (ok???), Foda é bom (concordam???), entao o Thube ama Linkin Park, Alanis Morissette, Interpol, etc...

Anônimo disse...

Se vc não me conhecesse Chico podia dizer q está correto, intaum ja q me conhece ja faz um tempo , vc entendeu neh......olha vc perdendo a razão ai my brother....

Anônimo disse...

Hello meus caros amigos da estação,,voltei de ferias frustadas nas ferias e vi que esta pegando as discussões por aqui, mas olha, muito boa a materia do senhor darko sobre a historia do rock, claro que falta nomes, e isso vai sempre faltar a bizz traduziu a rolling stones co ma historia do rock e nao citou o ac/dc que eu acho muito bom em momento algum, mas o Lelo Darko deu um show simplificando muito bem tudo isso,,parabens Cara vc é fuck,,,,como diria o Thube.
Então entrando na discussão, blz faltou o sabath 'pela importancia, mas faltopu mesmo 0o mentre Bob Dylan e o Velvet underground, mas blz cara mesmo assi mta fuck...

Voces insistem em citar o Linkin park aqui hein...eca!!!!
E eu achava realmente que o sabath influenciava,,,mas quer dizer que eles influenciaram o linkin,,credo, ja nao curtia o sabath...agora eu odeio.
E não poded ser...soad é bom pacas..tem um som unico hj em dia, e o chico escalou no grupo do linkin,,,,meu...nada haver!!!!!!
Vou colocar as tres principais de cada decada para minha pessoa....heheh

60 - The Beatles- os maiorais
The Who
Rolling Stones

70- Pink Floyd
Ramones
Led Zeppelin

80-Smiths
U2
Cure

90-Nirvana
Oasis - pode ficar contente senhor Darko afinal é a mais importante inglesa dessa decada
Radiohead - os maiorais

2000- Libertines
Interpol
e Strokes...

Anônimo disse...

Hello Lucy!!! Naum se deixe enganar pelo nosso amigo Chico...nunca q Fuckin Park se influenciou por Sabbath...Com certeza faltou Bob Dylan, sobre Vevelt...naum foi um icone porem teve sua importancia na época....
Me desculpem se estiver errado, mas pelo q sei a palavra "fuck" naum tem significado de algo bom e sim pelo contrario como algo ruim ou desagradavel.... Mas no Brasil "foda" qer dizer algo bom, dai vemos como somos estupidos....

Anônimo disse...

Meu adorei sua sinopse, faltou o Bob dylan e o sabath mesmo mas ta muito boa cara!!!voce vai longe, e soad é muito foda, e nao tem nada haver com o linkin park, nada mesmo!!!

Anônimo disse...

Thube don't like to fuck... aheheuheauheauheau... Adoro System e Marron 5, Linkin e Franz, Pearl Jam e Interpol, Alanis e Coldplay... meu o gosto eh meu... "fuck"... Queria ver se eu tivesse falando q gostava de Tati, Kalipso, naum sei quem dos teclados... Leave me alone... I wanna SING SING SING... ate o Travis gosta de Britney, pq eu naum posso gostar de Linkin Park???

Anônimo disse...

rsrsrs.. I like to fuck... nesse sentido grosseiro eu gosto...
O q é Travis????Bo m pra gostar da musica da Bitchney deve ser mais "rockeiro" idiota .....
Bom o gosto é seu e cada um tem o seu, mas como sempre digo o blogger foi feito pra criticas...e alias acho q sou o mais "do contra" aki... se fosse todos se respeitando ia fikar muito parado isso daki.....

Anônimo disse...

Uma pessoa que gosta de Judas Priest naum tem moral nem pra criticar a Tati Quebra Barraco, quanto menos uma banda do nivel do Travis

Anônimo disse...

eesse é o topico mais comentado,,,,,ei thube vc anda sumido dos outros topicos,,,volta, volta!!

Anônimo disse...

alem de ser o mais comentado eh o mais sujo... ta cheio de fuck ai em cima...