07/11/2006

Saudades do Que Não Vivenciei.


Sobre o filme “O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias”.

Não me canso de tentar explicar com palavras minha concepção sobre o sentimento de saudade.
Para mim ele é o mais complexo de todos, é triste e feliz, e une as duas coisas como nenhum outro sentimento. É triste porque se existe a saudades logo existe a falta de algo, mas é uma tristeza acolhedora, que faz sentir-se bem. Acho que nunca vou poder explicar o quanto esse sentimento me fere e me faz feliz.
A tal complexidade se alastra quando sinto saudades do que nunca vivi, de momentos que nunca passei.
É o caso do filme em questão, passa-se no ano de 1970, Copa do Mundo, tri-campeonato, ditadura militar em sua fase mais linha dura, AI-5 eliminando todos opositores, e a luta de algumas pessoas por um ideal tão libertário e romântico.
Não vivi isso, mas tem uma poesia tão forte aquela época e aquelas lutas ideológicas que me atrai de maneira tão intensa que quando vejo cenas da época, em filmes ou não, músicas ou frases, eu sinto saudades, as estranhas saudades das coisas que nunca vivenciei.
O filme é belíssimo, dos melhores filmes que vi no cinema esse ano. Mostra a visão de mundo de um menino que tem por volta dos doze anos de idade e que é deixado com seu avô para que seus pais “tirem férias”, que eram na verdade uma fuga dos linhas duras da ditadura.
Todo o clima do filme mistura o universo infantil com o clima pesado da época e a euforia da copa do mundo, bem como à saudade o tempo era feliz e triste, e as interpretações das tragédias passadas de forma colorida ao menino são de tirar lágrimas.

Fora das salas do cinema um alivio em meio a tantos filmes medianos algo que me faz lembrar o tanto que adoro cinema!

“Exilado talvez sejam as crianças filhos de pais que chegam sempre atrasados.”

6 comentários:

Anônimo disse...

nao vejo a hora de ver esse filme...abaixo e a ditadura..e abaixo as saudades q estou de você..

bjos!!!

Yasmin Ramos Horta disse...

Oiii Le!

Que lindo esta sentindo msmo saudades né?!!!
Isso se torna algo digamos.."bom", pq nessas horas é em que nos damos conta, das reais pessoas que fazem seu dia parecer um tanto quanto.."diferente" pela ausência.
Mas nada que um dia do prato..rsrsrs
Parabens pelo tempo juntos viu adoro vc e a Patty!!
Bjus se cuida
PS: SAUDADESSSSSS

Anônimo disse...

É esse filme realmente parece ser bom, porem acredito q deva ser mto triste... e estou fugindo disso pelo momento q estou passando... saudade dos pais, sabe como é!!!

Anônimo disse...

Isso...Continue assistindo os filmes sem mim =P

We Migh As Well Be Strangers eh a melhor musica do Keane p/ mim
e Femme Fatale do Velvet Underground =)

T adoro!

Anônimo disse...

Q fofa essa yasmim viu!!

Mas vamos ao filme....

1º Eu preciso assistir !! Será q eu vou chorar?? rsrs
2º Acho q saudade é algo q eu sempre vou sentir mesmo querendo fugir...Pq eu num sei viver as coisas sem fazer com elas se tornem futuras saudades...ou até mesmo presentes...rsrs...Afinal de contas, qual seria a graça do oposto disso tudo? Se vc lembra é pq foi legal...se vc sente falta é pq foi bom...se vc pensa é pq vc ainda espera q aconteça...Logo...viver sem saudade é o mesmo q não esperar nada da vida...Mas eu to falando muita besteira..já até perdi o fio da meada...Enfim...É isso...E um brinde as musicas perfeitas!!rs Faltou vc colocar as musicas anônimas na lista rsrs
Bju

Anônimo disse...

O FILME.....CALADO, TRISTE, DE UM GAROTO QUE A ÚNICA COISA QUE QUERIA ERA ASSISTIR, PELO MENOS UM JOGO DA COPA C/ O PAI...MUITO BOM...ESTILO FILMES EUROPEUS...
OBS: ESSE BLOG SERVE PARA COMENTAR SOBRE OS ASSUNTOS OU É PARA RECADOS?