08/04/2006

Cinema Por Tema


Como todo cara que queria ser inglês eu também adoro listas e isso é muito fácil perceber, então ai vai mais uma.

A revista “História Viva – Grandes Temas” nº12 tem como tema o Diabo, intitulada “Sob O Domínio Do Mal” ela retrata o Diabo na história, e tem uma matéria sobre o Diabo no cinema.
Essa matéria me inspirou para fazer essa lista.
Desde a invenção do cinema o Diabo esta presente nas telonas, para se ter uma idéia em 1986, Georges Mélies rodou o filme Lê Manoir Du Diable (A Mansão Do Diabo).
Se um filme de 1960 é antigo o que dizer de um filme de 1896? Percebe-se então que esse caso de amor entre o cinema e o Diabo é velho e um dos maiores de todos os tempos.
Existem filmes desde os que relatam com fatos “crus” como o clássico “O Exorcista” ou então o não menos clássico “ A Profecia” passando pelos mais sutis e cuidadosamente tenebrosos como “O Bebê de Rosemary” do grande Roman Polansky até sátiras como “Dogma” ou “Little Nick”, sem contar produções oitentistas bizarras feitas de monte.
Meu leque em filmes que possuem o demônio é pequeno perto de tudo que se tem por ai, mas deu para fazer a lista dos cinco filmes mais interessantes que falam diretamente do Diabo, não apenas espíritos e sim do próprio “coisa ruim”, já que os que falam sobre são milhares, mas com ele o numero é menor.

Cinema por tema – O Diabo

1 – O Bebê de Rosemary
2 – Poltergeist
3 – O Exorcista
4 – A Profecia
5 – O Advogado do Diabo

5 comentários:

Anônimo disse...

Kra, pensei um pouco antes de comentar, mas talvez alguém que leia e conheça melhor acabe lendo e nos ajudando.
Não conheço " A mansão do diabo" nem me lembro da data correta em que George Meliés morreu, mas sei que entre 1902 e 1912 ele rodava diversos filmes financiados por seu próprio bolso(entre eles "Viagem à Lua" que recebeu homenagem do Smashing Pumpkins em Tonight,Tonight). E ele morreu pobre.
Se nessa época ele já tinha por volta de uns trinta anos, acho difícil ele estar vivo e fazendo filmes em 86.
Eu não sei onde está o erro, mas acho que tem algo de incorreto na informação.
Blz?
Fui!

Anônimo disse...

informação mal digitada caro amigo Paul...1986,,,tanto q depois coloquei que é muito antigo,,,nem percebi que digitei 1986 até por q nem tem sentido.....mas valeu nem ia perceber q digitei errado é 1886 ,,vou arrumar logo!!

Anônimo disse...

ops...tema sombrio e assustador.....acho o exorcista, sei do lado com]ercial mas é foda....o melhor p mim mesmo assim e a profecia é demais,m,,,principalmente o primeiro,,clássico demais...Darko,. fizestes um pacto com o Demonio???

Anônimo disse...

Eu naum gosto de filmes do DEMO... prefiro de fantasmas e espiritos... Mas Advogado do Diabo é ótimo e Little Nick é muito engraçado (o filme que descobri Adam Sandler)

Anônimo disse...

Naum sei o pq mais acho q me identifico com esta lista.... vou mandar minha lista q naum muda muito da lista do Lelodarko....

1. Evil Dead - Sam Raimi
2. A Profecia - Richard Donner
3. Poltergeist - Tobe Hopper (Spielberg q fez tudo na verdade)
4. O Exorcista - William Friedkin
5. O Bebê de Rosemary - Roman Polansky