25/06/2009

TODO TALENTO vs. TODA SORTE


O que seria melhor?

Uma vida toda sendo dono de um talento inestimável em algum ramo, ou de uma sorte inestimável no mesmo ramo?


Jacob Calloway, um homem que passou a vida toda em Lousiana, nas margem do rio Mississipi, perto de Nova Orleans, escrevia músicas folks melhores que a de Bob Dylan, e assim passou a vida toda, tocando suas canções no bares das redondezas para todos os bêbados que queriam ou não as escutarem.


Eu não estou dizendo que Bob Dylan não tem talento, ele é gênio, e pronto, mas um gênio também não precisa de sorte para ser reconhecido?


Zé da Favela fez mais de mil gols em apenas cinco anos do tradicional clássico da rua de baixo contra a rua de cima, gols de todos os modos e driblês inacreditáveis, seus companheiros cantavam "Zé é melhor que o Pelé".
Certa vez, desempregado, vendo seu filho e sua mulher passsando fome, se envolveu em um assalto e foi morto pela policia.


Sorte sem talento pode passar como um vendaval, isso não esta sendo questionado, mas a questão é, de que adianta o talento sem a sorte?
E nem penso na velha conversa "Quem mexeu no meu queijo", ou "Roberto Justus", de ir correr atrás do que se sonha, e BLÁBLÁBLÁ , eu estou falando sobre SORTE e TALENTO, e não sobre VONTADE.


Eduardo Lyrics passou a sua vida toda entre picos de depressão e leituras das mais variadas, mais da metade de seus cinquenta anos de vida foram dentro de um quarto. Eduardo escreveu o livro mais belo e fantástico da língua portuguesa, e teve a glória de ser seu único leitor. Após sua morte suas escritas foram achadas, porém sua letra era impossivel de entender.


Quantos "Bob Dylan's" não se perderam por ai? Quantos "Pelé's"? Temo dizer que o mundo é dos que tem talento e sorte e dos que tem sorte, e o esquecimento é dos que não tem talento, ou dos que o têm, apenas.


5 comentários:

Ana disse...

ou dos que não se importam de não serem reconhecidos

Lucy disse...

texto genial...

Palavras ao Vento ... disse...

ahuahuahau , eitaaa , acho que é mais preciso ter sorte do que talento , tanta gente sem noçao é reconhecido , dança virou na boquinha da garrafa , na tv passa zorra total , no jornal só se fala de crise , e tem gente que aplaude . Pra que talendo na terra do pagode ? onde o que tudo que se precisa é de sorte ... ah se eu tivesse sorte , hoje eu estaria na Inglaterra ... =] .

Anônimo disse...

Pra quem se contenta em ser um dançarino da boca da garrafa e ser mais um quadro infame do zorra total na terra do pagode.... tudo depende do tamanho da sua ambiçao.

Leandro disse...

anonimos novos?