26/04/2006

Deus Esta Na Chuva

Sobre o filme “V de Vingança”
Se não viu o filme não leia a resenha.
Um dia na Rússia milhares de manifestantes foram à praça vermelha pedir que o Czar retirasse o pais da guerra. Todo o povo russo passava por dificuldades e nenhuma classe estava satisfeita com a situação, a não ser o próprio Czar, havia uma revolução semi-pronta. Os soldados do Czar recebem ordens para reagir às manifestações com firmeza e que utilizem as armas se necessário, esperava-se então mais um massacre como o que já havia acontecido há anos atrás na mesma praça, mas ao receberem as ordens os soldados se negaram, se juntando ao povo e derrubando o Czar, ali estava acontecendo a Revolução Russa que mais tarde daria vida a URSS.
Quem conhece essa história vai com certeza ver alguma ligação com o roteiro do filme “V de Vingança”, aliás, todas as revoluções tem ligações, governo indiferente aos problemas da população, povo necessitado e sem esperanças, oratórias muito bem feitas e a principal delas, a grande vontade de mudar.
“V de Vingança” retrata uma revolução com seus traços mais marcantes, venhamos e convenhamos que com uma gigantesca dose de ficção, visto que ataques terroristas sempre matam pessoas, e maior parte inoscentes. Não há mortes inoscentes nas manifestações, a não ser uma, única de uma garota. Não há quase duplas interpretações das idéias revolucionarias, mas vendo como um filme é muito bom.
Deixando esses excessos “Hollywoodianos” de lado o filme tem seu lado critico, reflexivo e poético, além de ser muito bem feito.
Minha duvida, é um filme ideológico com traços “Blockbuster”, ou um “Blockbuster” com traços ideológicos?
Sendo um ou outro o que realmente importa é que é um bom filme, Natallie Portman esta linda, o fato triste é a explosão do big been, o que é um ato inconstitucional!
Fica aqui minha definição, um filme muito bom com certas ‘mentirinhas’ escandalosas como a revolução branca e os pulos alá “Neo” do nosso herói “V”, mas fique claro que isso não apaga o brilho do filme que leva a questões que normalmente superproduções não te levam, que é a vontade de refletir sobre o que nos cerca.

5 comentários:

Anônimo disse...

Boa Lelo... eu vou ate mais longe... digo que o filme é excelente, talvez seja pelo fato de eu ter uma queda para super-produções, e quando elas te fazem pensar ou refletir sobre algo (o que geralmente é raro, concordo), fica dificil nao dar uma nota 10... atuações brilhantes o Hugo Weaving de mascara o filme todo foi otimo (assim não lembramos da famosa fala: "Mr Andersoooon..."), sem falar a Natalie Portman, além de ser uma excelente atriz, ela fica linda até careca...

Anônimo disse...

Muito bom esse filme...adorei...confesso que tenho certo ciumes dessa idolatrada natalie mas ela mandou bem no filme que é expetacular;....
Algum de vcs leo hq?

Anônimo disse...

Ah Chico...sei que voce adora Pearl Jam....
Mas minha opinião...tem dois bons albuns e depois acho supercansativo,,,hiper cansativo....sei que voce adora mas eu confesso que não vejo graça!!!

Anônimo disse...

mas vc gosta de placebo entaum lhe perdouo..

Anônimo disse...

ops...vc conhece bem historia heim.,,...por q nao coloca mais resenhas de fatos historicos..
ainda nao vi o filme mas verei e comentarei..
adorei seu blog..