08/04/2006

Cinema Maravilhoso

Sobre o Filme "Cinema Paradiso"

Quando vamos perceber que nossa vida esta passando?

Quando vamos perceber que as coisas pequenas fizeram ela doce e nostálgica?

Cinema Paradiso é um filme europeu do inicio da década de 90, ganhador de muitos prêmios incluindo oscar de melhor filme estrangeiro.
Mas dizer isso não representa nada perto de tudo que o filme representa, este representa a vida, as tragédias e comédias que cercam essa coisa tão estranha, as indas e vindas que levam sempre a saudade, representa o fato mais gostoso e triste da vida, o de lembrar bons tempos.
Ah mas quem sou eu que com poucos vinte anos pode dizer o que representa um filme deste? Sou sim eu que já corri de medo dos trovões em uma terra que nunca parece mudar, nunca pintei o quadro da despedida humana mas já desenhei muitos rascunhos de despedida das pequenas coisas que fazem a vida, já morri pra tantas coisas sim, já voltei no pequeno campo onde jogava bola e chorei, mas sei, o pior ainda esta por vir, visitarei estas resenhas daqui tantos anos e sim irei chorar por cada palavra dessas que não consigo mais escrever, e por mais tristes que elas sejam elas vão parecer saudosas.

Não é preciso dizer o quanto adorei esse filme, ele tem talvez a mais simples das definições, é lindo, talvez o filme mais lindo que já vi em toda minha doce e triste vida, é tão lindo e triste como viver, é uma homenagem ao cinema, à vida, a saudade, feita pelos olhos de um poeta ou simplesmente de um humano, que de tão humano que é se lembrou de ser poeta, e como todo bom poeta lembro-se o quão humano é.


5 comentários:

Anônimo disse...

nossa..eu vi esse filme ha anos atras, demias,,muito lindo e nostalgico mesmo......
cultura cultura cultura, a estação é melhor que muitos sites de cultura!!!

Anônimo disse...

nunca vi esse filme,,,,,,mas vi conta comigo e acho espetacular.

Anônimo disse...

Nunca vi, mas vou atrás, cara seu texto me deixou emocionado, a vida é isso mesmo, feita de pequenas coisas, "as pequenas coisas se completam muinto mais de pressa, eu sei q eu corro perigo tenho todos os caminhos mas estou perdido." As coisas mais importantes são os poucos momentos de alegria.....Sou Fã da Estação!!!!

Anônimo disse...

Fez eu lembrar de uma noite maravilhosa......a bela noite do Show do Placebo e qui noite....a galera lembrando das historias de infancia. Lembra Lelo?

Anônimo disse...

Nossa...

mto bom seu texto,
nunca vi esse filme,mas jah ouvi flar
e pelo que vc diz,deve ser mto bom mesmo!

teh mais
bjosss